sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Material escolar: Escola ou Casa?

(from Billybandit shop)


Há material escolar que é excelente para usar na escola e há material escolar que mais vale ficar em casa, para os trabalhos de casa ou para atividades mais caseiras... Isto porque, falando muito a sério, mau material escolar prejudica muito o rendimento de um aluno. Não só pela qualidade, mas pela motivação que tira, por o aluno se fartar do bico que se parte sempre ou da borracha que suja tudo.

Pois bem, vou começar pelo mais básico dos básicos. Os lápis de carvão. Na escola, não dá jeito absolutamente nenhum lápis de carvão daqueles com borrachinhas na ponta. Sei que muitos pais acham prática a existência da borracha, mas lembrem-se de que: essa borracha suja mais do que apaga, essa borracha nas mãos de uma criança parte-se à primeira utilização e, mais importante que tudo, esse tipo de lápis que tem borracha na ponta simplesmente a maior parte das vezes não é bom. Parte o bico de cada vez que é afiado... Escreve um tipo de carvão por vezes irregular... Enfim. Embora agora no mercado estejam a aparecer mais modelos de lápis com borracha de qualidade, o melhor é deixar esses lápis mais bonitinhos para casa. Para a escola, nada como o original e bom amarelo e preto ou os azuis e pretos. 

Escola:

Seguindo-se na lista, temos as borrachas... E aqui, o caso não difere do anterior. As borrachas excessivamente trabalhadas com impressões de desenhos animados regra geral apagam muito, mas mesmo muito mal. Claro, há excepções. Falo aqui de uma maneira muito geral... As borrachas de cores fortes por vezes deixam um rasto de cor à sua passagem nas páginas... A melhor solução é sempre a clássica borracha branca, seja de que marca for. 

Escola: 
Quanto às canetas, nada como as canetas clássicas, de preferência com qualidade, capazes de funcionar na perfeição mesmo depois de várias quedas. 

Escola:
Quanto aos afias, para a escola, o melhor é mesmo os de caixa grande (que evite dez idas ao caixote do lixo por hora...) e de preferência, sem muitos bonecos (pois os bonecos levam a que os afias andem de mão em mão e geralmente acabam desaparecidos ou estragados...)

Escola: 


Quanto às réguas, apesar de apelativas, convém evitar na escola as réguas que se enrolam e dobram, pois depois tornam difícil manter um traço direito para alunos muito novos e com pouca prática de uso de régua. 


Escola:

Quanto aos lápis de cor, mais uma vez, é preciso cuidado com a escolha, principalmente de algumas marcas. Embora existam lápis de cor de marca branca de boa qualidade, são difíceis de encontrar. Para crianças, convém que os lápis sejam de qualidade, porque as crianças têm tendência a fazer muita força e a partir facilmente os bicos dos lápis. Para além disso, o tipo de textura da cor é importante porque há lápis de cor que literalmente, não pintam quase... Ficam riscos desiguais e borrões, que chegam a rasgar o papel. 

Escola:

Quantos às canetas de feltro, convém escolher canetas que não sequem facilmente a tinta, caso contrário a meio do primeiro período de aulas já as canetas secaram. 

Escola: 


Por último, mas não menos importante, as mochilas escolares. Este será talvez um dos itens mais importantes, pois influencia diretamente a saúde (costas) e bem-estar dos alunos. A mochila convém ter alças reforçadas e almofadadas, se possível. Convém ser impermeável (para os dias de chuva) e convém ter uma boa organização mínima. 

Claro, isto são só conselhos e sugestões de quem já viu centenas de materiais escolares. São, porém, sugestões generalizas e não excluo muitas outras marcas (até marcas brancas). O importante é mesmo ter consciência que mais vale investir em bom material, do que comprar material mais fraco e depois ter de o comprar vezes repetidas ao longo do ano... 
GuardarGuardarGuardarGuardar

Sem comentários: