(from Caramel Shop)
Sempre que tenho de apelar à criatividade de uma turma inteira, sei que, regra geral, perguntar um a um e eles responderem em voz alta, é uma péssima ideia. Noutro tipo de atividades, falarem em voz alta funciona muito bem, porque lhes permite trocarem impressões e até ouvirem coisas que nunca lhes passaria pela cabeça... Mas no que toca a terem de escolher algo em frente à turma? Aí o caso muda de figura...
Isto porquê? Ora bem... Porque suponhamos que lhes digo que vamos todos imaginar uma aventura de vários animais na selva e começo pela mesa que fica em frente da minha mesa, a reunir ideias.
Primeira pergunta: "Luís, qual é o teu animal preferido? Vamos escolher uns quantos animais e depois partimos daqui para o resto da aventura."
O Luís esfrega um bocadinho a testa, faz um esgar de concentração e lá responde: "O leão professora." Contente, prossigo com a tarefa. "Marina, qual é o teu animal preferido?" E começa aqui o labirinto.
A Marina olha para o teto, à procura de inspiração, para atirar para o ar: "Também é o leão!" Ouve-se imediatamente lá atrás "O meu é que é o leão, macaquinhos de imitação."
E é assim que, de um ou dois, fico com subitamente quinze alunos cujo animal preferido é o leão.
Sem comentários:
Enviar um comentário