quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Quantos dias faltam para o Halloween?

(from Hello Fashion Blog)

Quem é professor sabe bem que a matéria a dar parece não ter fim, mas ainda assim, continuo a achar importante arranjarmos tempo para este tipo de atividades. Por um lado,  as crianças aprendem conceitos novos ou percebem melhor conceitos que ouviam aqui e ali e que nunca conseguiram compreender muito bem... Por outro lado, desenvolvem a criatividade e são felizes. 
Bem vistas as coisas, dificilmente se vão lembrar daqui a vários anos daquela sexta-feira onde fizeram quatro problemas de matemática. Dias em que fizeram quatro problemas de matemática, ao longo da vida, vão ser muitos. Difícil vai ser distingui-los. Mas o mesmo não se passa com este tipo de atividades. Se calhar, mais facilmente se lembram da sexta-feira em que fizeram na escola uma aranha para o Halloween e não chegavam a acordo nenhum quanto ao nome que a aranha iria ter porque o João da fila do lado esquerdo também teimava em dar o mesmo nome (e tudo menos terem iguais, já se sabe). 

(from Molly Moo Crafts


Este projeto consiste em arranjar caixas pequeninas ou até mesmo amarrotar uma folha grossa de papel preto e fazer com ela uma bola enrugada (que será o corpo da aranha). Os olhos adesivos vendem-se em embalagens na loja Tiger, já as pernas das aranhas não estou certa de que também se vendem lá, mas penso que sim. 

(from The Spirited Puddle Jumper blog)

Este é dos projetos mais simples mas ao mesmo tempo, engraçados de fazer (sem contar que muito mais acessíveis para os mais novos). Bastam conjuntos de copos brancos e decorá-los a gosto de forma a parecerem pequenos fantasmas. 


(from Lets do something crafty blog)

Para atividades em turma ou em famílias grandes, em que cada um dá o seu contributo, acho gira esta ideia, que consiste em cada um fazer o seu próprio fantasma branco (recortar e fazer a cara que bem lhe apetecer). Depois, basta pendurar numa parede da sala. 


(from One Little Project blog) 

Para fazer uma recordação para que cada aluno possa levar para casa, fazer uma abóbora com papel crepe é uma boa solução. Para quem não quer enchê-la de doces, pode sempre enchê-la com algodão e selar bem a ponta, para que o corpo da abóbora ganhe volume. No fim, basta rodear a ponta da abóbora com uma fita cola verde ou uma tira de cartolina verde ou papel verde. 


Sem comentários: