terça-feira, 4 de setembro de 2018

Mochila ou Trolley?




Desde a época em que as mochilas trolley surgiram nas lojas que várias pessoas se sentem tentadas a escolher este tipo de mochila para os filhos (principalmente se os filhos estiverem ainda no 1º ciclo). 
A tentação destas mochilas, para os pais, é grande: prometem poupar a coluna e os ombros das crianças. Para as crianças, estas mochilas podem ter tanto de apelativo, como de irritante e desagradável. 

Já conheci alunos que gostam de ter o trolley e de andar a puxar pelo trolley pela escola fora. Por outro lado, também já tive muitos alunos que detestavam o trolley e das duas uma: ou limitavam-se a dizer que não gostavam do trolley, ou demonstravam o quanto não gostavam do trolley, dando-lhe pontapés à saída da escola, batendo com o trolley em todos os degraus de todas as escadas que encontrassem ou simplesmente arrastando o trolley ao contrário, de forma a que o trolley raspasse o máximo possível no chão para se estragar.

Longe vão os tempos em que as mochilas trolley eram mal vistas. Hoje em dia, são relativamente comuns nas escolas... Mas também é verdade que muitas crianças continuam a sentir-se envergonhadas por usarem este tipo de mochila na escola. Há todo um mistério que envolve certos materiais usados em contexto escolar. Claro está que há turmas em que nada disto acontece. 

Posto isto, é importante tentar perceber com a criança se realmente gosta da mochila. Claro está que, para uma criança que nunca frequentou a escola, a mochila trolley não constitui nenhum problema (pois só a viram pendurada nos corredores de supermercado). Nestes casos, se os encarregados de educação quiserem mesmo comprar este tipo de mochila, convém estarem atentos para tentarem perceber se a criança se adaptou à mochila com o passar das semanas de escola. A verdade é que são práticas e se desgastam menos com o tempo. 

Tudo se resume a uma escolha muito pessoal dos pais e dos alunos. Qualquer um dos modelos de mochila é bom, desde que tenha bons fechos, bons tecidos e, no caso de não serem trolleys, boas alças. 




Sem comentários: