domingo, 16 de abril de 2017

Feliz Páscoa! (mas o que é a Páscoa? Porquê os ovos de chocolate?)

(from Waitrose)



Hoje, sendo Domingo de Páscoa, faz sentido perguntarmo-nos sobre a verdadeira história e as diversas tradições da Páscoa e mais sentido faz explicarmos isso às crianças.

Porque é que certas tradições são como são? Porque não comermos quadrados de chocolate em vez de ovos? Porque é que existe a sexta-feira santa?

Vamos então por partes e explorar um bocadinho deste assunto, que acho que tem tanto de interessante como de importante:

O que é a quinta-feira santa?

A quinta-feira santa corresponde ao dia da última ceia (refeição) de Jesus com os seus apóstolos (grupo de 12 pessoas que seguiam os ensinamentos de Jesus e levavam a mensagem de Jesus por todo o mundo).

É na quinta-feira santa que acontece uma cerimónia chamada Lava-Pés, onde por exemplo o Papa lava os pés de diferentes pessoas, como Jesus fez durante a última ceia.

O que é a sexta-feira santa? 

A sexta-feira santa corresponde ao dia em que Jesus foi crucificado (no ano de 33 d.C.) É, por isso, um dia que identificamos como o dia em que Jesus morreu no Calvário (local onde Jesus morreu: uma espécie de colina perto de Jerusalém).

E Sábado, não tem nenhum nome concreto? 

Tem. Ao sábado que segue a sexta-feira santa chamamos de Sábado de Aleluia, que é conhecido como o dia de descanso, isto porque o corpo de Jesus "descansava" sepultado no túmulo.

O que é o Domingo de Páscoa? 

O domingo de Páscoa é chamado também de Domingo da Ressurreição porque foi no domingo que Jesus retomou à vida, ascendendo depois ao céu e ficando à direita "do seu Pai" (esta teoria é chamada de Sessão de Cristo).

Porquê ovos de Páscoa?

Há muitos muitos anos atrás (ainda antes do Cristianismo), os ovos eram símbolos que significavam fertilidade e renascimento. Eram, por isso, um símbolo positivo. Com o Cristianismo, os cristãos começaram a associar o ovo (renascimento) com a ressurreição de Cristo.

Assim, as pessoas começaram a arranjar ovos de galinha, esvaziavam-nos e quando já estavam secos e vazios, pintavam-nos com cores alegres (para expressar a alegria da ressurreição de Cristo).

Em Inglaterra, o rei Eduardo I oferecia ovos banhados em ouro a algumas pessoas. Em França, o rei Luís XIV oferecia ovos de madeira, porcelana ou até metal, pintados com cores vibrantes. Mais tarde, ainda em França, o rei Luís XV ofereceu a Madame du Barry um ovo gigante, dentro do qual estava escondida uma estátua do cupido.

Esta ideia de pôr presentes dentro dos ovos teve início assim. Os pasteleiros franceses foram mais longe e começaram a encher os ovos de galinha vazios com chocolate, o que agradou imenso à grande maioria das pessoas!

Porquê o coelhinho da Páscoa? 

Como os coelhos são animais que têm grandes ninhadas, são também símbolo de nascimento e fertilidade.
A tradição do coelho da Páscoa foi introduzida pelos alemães entre o final do século XVII e o século XVIII.


E pronto! Uma Boa Páscoa a todos!

Sem comentários: