segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Já ouviram a expressão: "Vivendo e Aprendendo", não já?

(from Modern Girls & Old fashioned men Tumblr)


Hoje li uma espécie de artigo onde se abordava a seguinte questão: será que o que as crianças aprendem com o que vivem? A conclusão apontava para que sim: as crianças aprendem com o que vivem.

Isto, como explicava, engloba tudo. Se a criança vive com demasiada crítica em casa ("estás sempre a deixa tudo desarrumado!", "nunca comes a sopa ao mesmo tempo que a tua irmã porquê") ela aprenderá a ser crítica e a condenar os comportamentos dos outros muito facilmente.

Se a criança vive numa casa onde as pessoas são hostis umas com as outras, a criança vai aprender a começar a lutar ou a discutir ao menor sinal de confusão ou hostilidade. ("Estás a olhar para mim porquê?!")

Se a criança vive com pessoas que costumam dizer muitas vezes "muito bem", "estiveste bem", "gosto muito de ti", a criança aprende a ser empática, a ser carinhosa, confiante.  ("Professora, sabias que a Maria é a minha melhor amiga?")

Se a criança vive numa casa onde ouve demasiadas vezes "está calado", "está bem mas agora cala-te", chega à escola a dizer que ninguém gosta dela.

Por isso, é importante termos sempre em mente que o que as crianças vivem, elas aprendem. E como em tudo na vida, há aprendizagens boas e más.

Sem comentários: